Published On:sábado, 28 de janeiro de 2012
Posted by Unknown
A Polícia faz buscas e prende 4 em caso ligado a escutas ilegais em Londres
A polícia de Londres informou neste sábado (28) que fez uma operação de busca nos escritórios da News International, companhia do magnata da mídia Rupert Murdoch, e que prendeu quatro pessoas em uma investigação sobre supostos pagamentos inapropriados a policiais.
A investigação está ligada ao caso de escutas ilegais do tabloide "News of the World" (NOTW), que foi fechado em julho do ano passado, no auge do escândalo. O tabloide era publicado pela News International, o braço britânico do conglomerado News Corp, de Murdoch.
A operação deste sábado, de acordo com as autoridades, resultou de informações passadas à polícia pelo comitê de gestão e padrões da News Corp, montado no início do escândalo.
O caso
O "News of the World", fechado em julho após o escândalo das denúncias, praticou durante anos, aparentemente de forma sistemática, espionagem de celulares de famosos, jornalistas e pessoas comuns.
Em 2006 a espionagem se tornou pública, porém o caso foi arquivado pela polícia. Em janeiro deste ano as investigações recomeçaram após novas denúncias. O escândalo ganhou fôlego há poucos meses quando veio à tona que os celulares de familiares de vítimas de crimes, terrorismo e das guerras do Afeganistão e do Iraque haviam sido grampeados.
A Scotland Yard (Polícia Metropolitana de Londres) investiga o caso dos grampos ilegais praticados por jornalistas do "News of the World", o tabloide que foi forçado a encerrar suas atividades após 168 anos de história em consequência do escândalo.
Mais de 20 pessoas já foram detidas desde o ano passado ligadas à polêmica.



